Vais adotar um gatinho para fazer companhia ao teu gato adulto?

Gatinho bebé a receber festas no pescoço

Adotar um gatinho para fazer companhia ao teu gato adulto pode ser uma experiência gratificante para todos os envolvidos. No entanto, é importante ter em conta que a introdução deve ser feita de forma gradual e cuidadosa para evitar conflitos e stress para os felinos.

Os gatos são animais muito territoriais e a introdução de um novo elemento pode gerar bastante stress tanto nos gatos residentes quanto no novo inquilino, destabilizando a dinâmica já existente. Segue estas dicas para que tudo corra da melhor forma, e para que os teus gatos vivam todos felizes e em conjunto.

Em primeiro lugar, prepara a tua casa

Gatinho bebe deitado em um cobertor

Cria um "espaço seguro" para o novo gatinho. Este espaço deve ser num quarto calmo e isolado, com comida, água, caixa de areia, cama e brinquedos. Deixa-o ficar aqui durante alguns dias para que se familiarize com o novo ambiente sem se sentir ameaçado.

Troca os objetos com cheiro do teu gato residente. Coloca no “espaço seguro” do teu novo gatinho um brinquedo ou algum objeto que tenha o cheiro dos teus gatos residentes, e coloca no espaço destes algum objeto do novo gatinho. Isto ajudará os gatos a se familiarizarem com o cheiro um do outro antes do contato visual.

Coloca os comedouros e caixas de areia em locais diferentes da casa, para evitar competição por recursos. Certifique-se de que cada gato tenha fácil acesso à sua comida, água e caixa de areia.

Fornece vários arranhadores e postes para arranhar em diferentes áreas da casa. Isto ajudará os gatos a marcarem o seu território de forma pacífica.

Introduzindo os gatos

Gatinho e sua mãe aninhados e a brincarem

Agora que o teu novo gatinho já vive na tua casa há uns dias, está na altura das apresentações. Mantém os gatos separados por alguns dias, permitindo que se cheirem por baixo da porta fechada. Desta forma irão acostumar-se com o cheiro um do outro sem se sentirem ameaçados.

Troca as mantas do "espaço seguro" dos gatos algumas vezes ao dia. Desta forma permitirás que os gatos se familiarizem ainda mais com o cheiro um do outro.

Após alguns dias, permite que os gatos se vejam brevemente, sempre sob a tua supervisão. Mantém-nos a uma distância segura e recompensa-os com guloseimas e elogios quando estiverem calmos e relaxados.

Aumenta gradualmente o tempo que os gatos passam juntos, sempre sob a tua supervisão. Monitoriza a linguagem corporal dos gatos e separa-os se mostrarem sinais de stress ou agressão.

A introdução dos gatos pode levar tempo, por isso sê paciente e não forces o contato entre eles. Deixa que os gatos se familiarizem um com o outro no seu próprio ritmo.

Podes seguir estas dicas que irão dar uma ajuda extra

Gatinho a ser lambido pela sua mãe

Utiliza um difusor de feromonas sintético que promove a calma e a sensação de segurança em gatos.
Dá atenção individual a cada gato e brinca com eles separadamente e juntos. Assim ajudarás a reduzir o stress e a criar uma associação positiva com a presença um do outro.
Se os gatos apresentarem comportamentos agressivos ou stress persistente, fala com o teu veterinário ou com um especialista em comportamento animal.

A introdução de um novo gatinho deve ser feita com cuidado e paciência. Seguindo estas dicas, podes aumentar as chances de uma introdução tranquila e bem-sucedida, proporcionando um lar feliz e harmonioso para todos os teus felinos.

Menu