A alimentação de um pet é uma parte muito importante para a sua saúde, pois é através da alimentação que obtém os nutrientes e vitaminas necessários para ter energia ao longo do dia e viver uma vida mais saudável. Tal como nós, também os nossos pets podem parar te der apetite quando algo não está bem e, neste caso, cabe aos seus companheiros perceber qual poderá ser o problema para existir uma rejeição da comida ou simplesmente falta de apetite nas horas das refeições.
Para perceber melhor a razão pela qual isto pode estar a acontecer, é necessário perceber alguns dos motivos mais comuns que podem levá-los a perderem o apetite:
Se o teu pet rejeita a ração, mas demonstra interesse por outro tipo de alimentos, então o mais provável é ele estar com um apetite seletivo. Este tipo de atitude por parte dos nossos pets, acontece quando eles são habituados a comer outro tipo de alimentos além da ração.
Esta é uma das razões pela qual não devemos dar da nossa comida aos nossos pets - ao estar a dar um bocadinho de carne ou outro tipo de alimento, estamos a pensar que estamos a fazer bem, no entanto, estamos a habituá-los mal. Ao dar os nossos alimentos estamos a correr o risco de eles começarem a rejeitar a sua própria ração e preferirem outros alimentos. Recorda que as rações dos animais são pensadas de forma que eles consigam consumir, naquela refeição e com aquela quantidade, os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu dia-a-dia.
Se mudaste a ração do teu pet recentemente e ele perdeu o apetite, pode ser sinal de que não se está a adaptar bem à nova ração. Antes de fazer alteração na alimentação do teu pet, procura um médico veterinário e aconselha-te sobre qual a opção mais adequada às necessidades do teu companheiro e qual a melhor forma de fazer esta transição.
Por vezes, tendemos a dar mais comida do que aquilo que o nosso pet realmente necessita ou do que é sugerido. Enchemos um bocadinho mais a taça, ou damos mais guloseimas ou petiscos e isso acaba por fazer com que ele fique sem apetite no momento da refeição. É importante seguir as indicações do veterinário e dar a medida certa de comida aos nossos companheiros.
Tal como os humanos, também os animais, em dias de mais calor, tendem a sentir falta de apetite. Em dias destes, é importante certificares-te que o teu pet bebe água suficiente para se manter hidratado. Quando a causa para a falta de apetite for esta, não precisas de te preocupar, pois o apetite tende a voltar ao normal quando as temperaturas regularizarem.
Quem tem um pet, sabe o quanto custa ficar muito tempo longe deles - seja por férias, fim-de-semana fora, ou até mesmo estarmos o dia inteiro fora de casa. Mas nós não somos os únicos que sentimos isso. Os nossos companheiros também sofrem e sentem a nossa falta nas horas que não estão connosco.
Muitas vezes esta separação, pode originar nos nossos pets alguma falta de apetite, pois sentem-se tristes ou ansiosos. Se és alguém que tem uma rotina agitada e passa muitas horas fora de casa, pode ser importante investires em brinquedos interativos para o teu pet, desta forma ficará envolvido na brincadeira e terá apetite no momento da refeição.
Embora não se pense muito nesta opção, os pets também podem ter depressão. Este tipo de problema acontece quando existe uma grande dependência emocional entre ti e o teu pet e, por isso, qualquer tipo de alteração na rotina e no vosso dia-a-dia pode despoletar o surgimento desta condição.
Quando o problema é a depressão, é normal que o pet perca o apetite, pois nestas situações tendem a reduzir a ingestão de alimentos e a perder peso progressivamente.
Para perceber se o teu pet está realmente com depressão, é importante estares atento a sinais como a sonolência excessiva, agressividade, perda de peso, choro sempre que te ausentas e claro, a falta de apetite. Sempre que achas necessário e pertinente, visita o teu médico veterinário para te certificares que está bem de saúde.
Por norma, os pets são extremamente emocionais e são muito bons a captar as nossas emoções. Por isso, sempre que acontecem mudanças como a chegada de um novo pet, um novo membro à família, mudança de casa, entre outros, é normal que o nosso pet se sinta stressado e, muitas vezes, pode originar a falta de apetite.
Se tiverem passado por alguma mudança de rotina recentemente e sentes que o teu pet pode estar stressado, dá-lhe algum tempo para se ajustar à nova realidade. Se com o tempo não se notar nenhuma melhoria e continuar sem apetite e energia, é aconselhável visitarem o veterinário para perceber o que poderá estar a causar essa falta de apetite.
Se o teu pet faz algum tipo de medicação, sabe que muitas vezes os medicamentos podem causar falta de apetite como efeito secundário. Nesses casos, consulta um médico veterinário e percebam se realmente pode ser esta a origem da falta de apetite e se existe alguma forma de contornar o surgimento deste efeito.
Infelizmente, a falta de apetite pode muitas vezes estar relacionada com algum tipo de problema de saúde mais grave. Podemos estar perante problemas gastrointestinais, dentários, doenças infeciosas, parasitas, problemas digestivos, entre outros.
Existem muitas doenças e problemas que podem aparecer de repente e é importante estarmos atentos para conseguirmos procurar tratamento atempadamente.
A água morna vai ajudar a que a ração fique mais macia e mais apetitosa, além disso estás a ajudar a que o pet se mantenha hidratado.
Fazer caminhadas, atividades e brincadeiras que façam com que o teu pet se mantenha ativo. Dessa forma, vai gastar as energias e terá fome na hora de fazer as refeições.
Um petisco é sempre uma boa ideia e vem sempre a calhar – quer seja porque fez uma boa ação ou simplesmente porque sim. No entanto, evita dar esses pequenos snacks em excesso, pois podem acabar por saciar o teu pet e fazê-lo rejeitar a ração na hora da refeição.
Quando o saco da ração fica mal fechado, as características do sabor e crocância da ração pode alterar um pouco, tornando-se assim menos agradável ao paladar do teu pet.
Como já referimos várias vezes, a nossa alimentação não é indicada para os nossos pets, sendo que pode mesmo ser prejudicial para eles. Para além disso, ao dar os tão famosos “restos” ao teu pet podes estar a habituá-lo mal e na hora de comer a ração ele não terá fome.
Mantém o teu pet feliz e assegure-se que ele está a receber os nutrientes necessários e que está a ter uma alimentação regular e adequada para se manter sempre saudável e pronto para as brincadeiras.
O seu carrinho está vazio